quinta-feira, 4 de junho de 2009

Entenda a ordem dos episódios de DOUG na Tv Cultura



Na sexta-feira passada (29/mai) começou a 4ª temporada de DOUG na Tv Cultura. Eu não assisti o desenho neste dia, mas sabia que estava começando a 4ª temporada. Aí fui conferir na lista de episódios qual foi exibido e postei aqui que foi o especial de Dia das Bruxas. Só que na verdade esse episódio foi exibido apenas nesta quarta-feira (03/jun), porquê isso?


Eu consultei a lista de episódios de DOUG de uma forma diferente que a exibida na Tv Cultura. Eu olhei o guia de episódios na ordem como o desenho foi exibido nos Estados Unidos. Mas a Cultura exibe na ordem em que eles foram produzidos.


O episódio de Dia das Bruxas foi o primeiro da 4ª temporada a ir ao ar no EUA, mas na ordem de produção, ele foi o quarto episódio. Então porque lá ele foi exibido primeiro, se outros três foram produzidos antes? Isso foi para que o episódio fosse ao ar na época exata do Dia das Bruxas.


O primeiro episódio produzido da 4ª temporada foi exibido em 10 de abril de 1994 na Tv de lá. Mas o episódio de Dia das Bruxas foi ao ar meses antes, no dia 31 de outubro, exatamente Dia das Bruxas (Halloween).


Isso acontece muitas vezes em seriados. Um episódio produzido depois acaba indo ao ar antes dos outros, para que seja exibido na época certa, como Dia das Bruxas, Natal, Dia dos Namorados...


Outro exemplo no mesmo desenho. O episódio de Natal de DOUG foi o décimo a ser produzido para a 4ª temporada, porém foi o último, de um total de 13, a ser exibido nos EUA. Ele é oficialmente o décimo episódio da 4ª temporada e assim ele deve ir ao ar na Tv Cultura. Mas nos Estados Unidos foi o último, para que passasse na Tv na época de Natal, e foi o que aconteceu, indo ao ar em 16 de dezembro de 1994. Sendo que o último episódio da série, que mostra a formatura de Doug, foi exibido em 19 de junho de 1994, meses antes


No Brasil, a Cultura exibe na ordem de produção certinha, mas o episódio de Natal deve ser exibido também no Natal (assim espero rs).

Nenhum comentário: