sexta-feira, 15 de abril de 2011

Muitas novidades na TV Cultura




A TV cultura traz muitas novidades a partir de segunda-feira, 18 de abril. Algumas já estreiam agora e outras atrações dentro de algumas semanas. O maior programa da emissora, COCORICÓ, terá 26 novos episódios em junho, comemorando 15 anos de uma das séries brasileiras de maior sucesso. Confiram os destaques, divulgados pela própria emissora:

Um dos destaques da nova programação é o Quintal da Cultura, que estreia dia 18 de abril. A atração, apresentada ao vivo, é constituída de pequenos esquetes de aproximadamente quatro minutos, que elencam os programas infantis, e entram no horário das 14h30 às 17h30.

Em divertidas histórias, os personagens do Quintal — Doroteia, Ludovico, Quelônio (um Jabuti) e Minhoquias — estimulam as crianças a desenhar, pintar, correr, cantar, pular amarelinha ou elástico, jogar bola, enfim, fazer tudo aquilo que elas mais curtem.



O programa ainda traz o quadro Brincadeiras Musicais, em que Paulo Tatit e Sandra Peres, da dupla Palavra Cantada, trabalham ritmos e coreografias (junto com um grupo de jovens músicos e crianças), utilizando instrumentos, percussão corporal, voz e cantigas de roda. Cada esquete explora um conceito musical de fácil assimilação, que se traduz numa brincadeira para cantar e dançar.

E a garotada também pode preparar a pipoca e escolher o melhor lugar no sofá para entrar no mundo encantado dos filmes e desenhos animados do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), que estreia dia 18 de abril.

Parceria da TV Cultura com a cineasta Carla Camurati e a produtora Carla Esmeralda, o novo programa leva para a telinha uma seleção diária super especial dos filmes mais aplaudidos do festival, de diferentes nacionalidades.

Inédita na tevê aberta brasileira, a faixa será apresentada de segunda a sexta-feira, às 12h e 18h15. O duplo horário de exibição se adequa ao período escolar da maioria das crianças, que estuda de manhã ou à tarde.

Mais de 50 títulos infantis estão programados, entre longas-metragens e animações, incluindo as produções: Ficção Científica (2002, Bélgica), A Profecia dos Sapos (2003, França), Circolina e a grande ratinha (2004, Dinamarca), Homem pelicano (2004, Finlândia), O ladrão Hotzenplotz (2005, Alemanha), Um presente para Winky (2005, Holanda), Jogada decisiva (2005, Bélgica), Dois mosquitos dançando no formigueiro (2007, Dinamarca), Um reizinho chamado Macius (2007, Alemanha) e Garoto cósmico (2007, Brasil).

Na estreia, os pequenos telespectadores assistem o filme Homem Pelicano (Pelikaanimes / Finlândia e Suécia / 2004 / 90 min), dirigido por Liisa Helminen.

Desenhos
Novos desenhos também vão turbinar a programação infantil a partir do dia 18 de abril. Timmy e seus amigos conta a história de um carneirinho esperto e curioso que frequenta uma creche muito especial. É lá que ele aprende a conviver com outros animais e a pensar sobre seus sentimentos. Exibição, de segunda a sexta, às 11h e 16h45.

Sid, o Cientista, animação produzida por The Jim Henson Company, os criadores de The Muppets e Vila Sésamo, relata em 3D as aventuras de um garoto de cinco anos, curioso e energético, que está sempre buscando o porquê das coisas. Com os amigos May, Gabriela e Gerald, a professora Susie e seus familiares – pai, mãe, avó e o irmãozinho Zeke – investiga e faz simples experimentos. O desenho utiliza música e humor para estimular o interesse dos pequenos pela Ciência, com ênfase no descobrimento, na atividade, na criatividade e na diversão. Exibição, de segunda a sexta, às 17h15.

Já As aventuras de Toot & Poodle narra as peripécias de dois divertidos, curiosos e inseparáveis amigos porquinhos. Toot é aventureiro, adora viajar e encontrar novos desafios, enquanto Poodle é um explorador, que prefere viver aventuras perto de sua casa. Cada episódio é uma oportunidade de expandir as referências de meninos e meninas, não só porque a atração introduz novos povos e lugares, mas também porque mostra outras formas de interagir e de solucionar problemas em grupo. A série aproveita a curiosidade da molecada para aguçar o espírito desbravador. Exibição, de segunda a sexta, às 16h15.

Duas produções da TV Rá Tim Bum, único canal infantil brasileiro da TV por assinatura, também entram na tela da TV Cultura a partir do dia 18. O Papel das Histórias traz as principais fábulas do poeta e fabulista francês La Fontaine. O infantil é apresentado por um personagem velhinho, um contador de histórias, que descreve pequenos contos de maneira bem despojada, no intuito de entreter e passar conhecimento às crianças. Com personagens feitos em papel cartão, o desenho utiliza técnicas de teatro, artes plásticas e televisão para narrar histórias. Exibição, de segunda a sexta, às 16h.

Traçando Arte busca apresentar ao público infantil um pouco da obra e da biografia de grandes pintores brasileiros. Para isso, o programa se vale de dois protagonistas: Trácio e Jean Pierre – traças de personalidades opostas que vivem em um museu. Cada programa contempla um artista diferente, mas com uma estrutura similar: Jean Pierre – uma traça culta e conhecedora de arte – percorre os corredores do museu ao lado de Trácio – uma traça glutona e artisticamente ignorante que tenta comer toda e qualquer tela que aparece pela frente. Para desviá-lo da idéia de devorar as obras, Jean Pierre conta a história do artista responsável e explica sua importância para a arte. A animação conta com a dublagem do chef francês Olivier Anquier (como Jean Pierre) e do ator Nestor Chiesse (como Trácio). Exibição de segunda a sexta, às 17h.

A partir do dia 23, sempre aos sábados, às 10h, a emissora leva ao ar o desenho Bob, o construtor. Enquanto criam soluções para fazer os trabalhos da melhor forma possível, Bob e sua equipe demonstram o poder do pensamento otimista para a solução de problemas, o trabalho em grupo e a liderança. Do começo ao fim, eles mostram que a diversão está mesmo em construir. A série conta com episódios de 30 minutos.

Os desenhos animados Tromba Trem e Carrapatos e Catapultas também estreiam dia 23, às 11h30, após serem selecionadas entre quase 300 produções brasileiras vindas de várias regiões do país e escolhidas num rol de 17 finalistas do projeto ANIMATV.

Tromba Trem acompanha a viagem de uma tamanduá hiperativa, um elefante indiano e uma colônia de cupins paranóicos rumo à América Latina, a bordo de um trem a vapor. A série segue um formato de road movie e aposta no potencial de situações divertidas e curiosas que podem acontecer quando três personagens totalmente diferentes precisam colaborar para resolver as questões que encontram pelo caminho. Dirigido pelo carioca Zé Brandão, conta com produção do Copa Estúdio.

Carrapatos e Catapultas, produzido pela Zoom Elefante e dirigido pelo paranaense Almir Correia, mostra carrapatos de outra galáxia que adoram se catapultar e sugar coisas até explodirem, para irem morar no “Mundo dos Carrapatos Fantasmas”.

O Cocoricó completa 15 anos. Para comemorar, a série infantil, uma das mais premiadas da tevê brasileira, terá 26 episódios inéditos com direito a clipes musicais. Júlio e sua turma adoram viver na fazenda Cocoricó de Cocoricolândia, mas decidem curtir um pouquinho mais os amigos e brincadeiras da cidade grande. E todas as aventuras do garoto com Alípio, Lilica, Zazá, João, Vitória e muitos outros personagens poderão ser acompanhadas na nova temporada da série Cocoricó na Cidade, que estreia em junho.

Séries juvenis
Pense numa aula de biologia itinerante que vasculha ecossistemas do mundo todo, com um aventureiro como professor e animais ameaçadores, alguns até exóticos, como objetos de estudo. Esta é a essência de 60 Encontros Mortais, série da BBC que a TV Cultura estreia dia 26 de abril, com exibição às 17h30, dentro da faixa infanto-juvenil Sessão da Hora.

Em 20 capítulos de 30 minutos, nesta primeira temporada, o apresentador e naturalista britânico Steve Backshall viaja para diversos países, do Alasca à África do Sul, passando por Índia, Bahamas, Reino Unido e Brasil, em busca das espécies mais ferozes do Planeta.

Um egípcio que tenta economizar dinheiro para a mumificação; um deus grego participante de talk show; um guerreiro viking que só consegue falar rimando; uma perseguição cuja vítima é William Shakespeare; um imperador com naipe de rapper. Bizarro? Incomum? Anárquico? Na verdade, é tudo isso e mais um pouco. Trata-se da série da BBC Deu a Louca na História, que estreia dia 25 de abril dentro da faixa Sessão da Hora, com exibição às segundas-feiras, às 17h30. Vão ao ar 26 episódios, divididos em duas temporadas.

O título já dá pistas do que vem por aí. Baseado na coleção editorial Horrible Histories, o especial dramatiza, com muito escracho, várias passagens históricas, da Grécia antiga à Segunda Guerra Mundial, passando pela Idade Média e pelo período das poderosas dinastias européias. E tudo formatado em esquetes, números musicais, animações e jogos de perguntas e respostas.

Ciência Travessa ganha segunda temporada. A estreia será dia 27 de abril. Tudo parece ter voltado ao normal na escola – nada de genialidades científicas de adolescentes, nenhum dinossauro agitado ou professores voadores. No entanto, Elizabeth não está satisfeita e, junto com Toby, encontra uma forma de recriarem suas aptidões. Eles assumem o controle da escola ao esvaziar a memória de todos e, assim, a disputa entre os gênios da Ciência está novamente aberta. De repente, as pessoas se tornam invisíveis, são enviadas para realidades virtuais ou viajam para o ano 350 mil A.C. Exibição às 17h30, na Sessão da Hora.

A turma está mais velha e experiente. Porém, coisas estranhas continuam acontecendo. Na segunda temporada de Arquivo Zack, que estreia no dia 29 de abril, às 17h30, na faixa Sessão da Hora, o garoto que dá nome à série vive aventuras misteriosas e paranormais.

Pouco a pouco, Zack e seus amigos Gwendolyn, Cameron e Spencer descobrem que o mundo em que vivem vai além do que os olhos conseguem enxergar. Curiosos e interessados em coisas insólitas, passam boa parte do tempo depois das aulas e nos finais de semana explorando universos alternativos.

Uma safra de 13 episódios inéditos da série Escola 2.0 está prestes a entrar na sala de aula. Ou melhor, na casa do telespectador. A partir do dia 21 de abril, às 17h30, os jovens estudantes Cadu (Glauko Dias), Mano (Fabio Baldacci) e Bia (Isabela Guasco) irão viver inúmeras situações na escola, com temas atuais e presentes na vida da maioria dos estudantes. E, claro, a internet aparece sempre como a ferramenta fundamental e constante em suas vidas.

Nesta fase, Escola 2.0 investe ainda mais em sua missão de sensibilizar alunos, pais e professores de que o aprendizado pode e deve ser divertido e desafiador ao mesmo tempo. O programa transita entre a realidade e a dramaturgia para reproduzir o ambiente escolar, além de transmitir com humor conteúdos educacionais de forma criativa e leve, sempre despertando a curiosidade e a investigação.

Nenhum comentário: